Conduzir, essa grande proeza em Doha

Ana Teixeira

A primeira de cinco coisas que te vão lembrar que estás numa cidade do médio oriente.

Foi o primeiro choque que tive. Acho que estava preparada para tudo, menos para andar de carro no Qatar. Imaginem autênticas auto-estradas dentro da cidade, cheias de carros, jipes, autocarros, carrinhas, camiões. Agora imaginem um carreiro de formigas desorientadas. Juntem as duas imagens e voilá, bem-vindos a Doha.

Doha: a Capital do Qatar

Mas onde fica Doha? Acho importante contextualizar, para aqueles que podem não estar tão familiarizados, o que é perfeitamente normal. Doha é a capital do Qatar, um país peninsular do Golfo Pérsico, e é uma cidade com cerca de 2 milhões de habitantes. Mistura a vida moderna com as tradições de outrora…

Doha e o seu trânsito caótico

Aqui a técnica é a do salve-se quem puder, caiba o carro onde couber. Apitar muito, entrar sem esperar se é possível, não respeitar prioridades, usar o pisca se por acaso te lembrares, subir passeios se tiver de ser, ultrapassar pela direita. Vale tudo. Aqui desaprendes tudo aquilo que aprendeste nas aulas de condução. Deixas de saber conduzir civilizadamente. Arrisco-me a dizer que deixas mesmo de saber conduzir. Apenas andas com um veículo motorizado e fazes figas para não bater em nada, nem atropelar ninguém.

Trânsito em Doha

Não bastasse o trânsito ser infernal, demora-se imenso tempo para chegar a qualquer lado. Os semáforos parados podem chegar aos 10 minutos no vermelho. Contudo, os limites de velocidade, mesmo em autoestradas, são muito baixos (80km – 100km), tendo em conta os nossos limites de velocidade. E existem imensos radares prontos a multar o condutor mais acelera ou aquele que passa o sinal já no vermelho. E as multas são pesadas!

Demorei a habituar-me a esta rotina caótica…

Obter a carta de condução no Qatar

Para podermos conduzir em Doha, temos de obter uma carta de condução que nos permita conduzir em todo o território do Qatar, cumprindo alguns requisitos obrigatórios.

De acordo com o site da Embaixada de Portugal no Qatar, estes são as informações que devemos ter em consideração antes de pedirmos a carta de condução no Qatar. Também podes confirmar o processo no site:

https://doha.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/seccao-consular/servicos-consulares/obten%C3%A7%C3%A3o-de-cartas-de-condu%C3%A7%C3%A3o

1. Para obter a carta de condução no Qatar os expatriados deverão cumprir os seguintes requisitos :

a) Ter no mínimo 18 anos (para veículos ligeiros e motociclos) ou 21 anos (para veículos pesados);
b) Devem ter condições físicas e experiência de condução, o que significa que na prática a maioria dos expatriados terá de fazer um teste de condução num dos centros autorizados para a sua realização;
c) Cartão de identidade qatari ou passaporte, bem como uma cópia;
d) Devem ter uma carta do “sponsor” aprovando o pedido de uma nova carta de condução;
e) Cópia do cartão de identidade do “sponsor” (se o “sponsor” for uma pessoa);
f) 3 fotografias recentes a cores, tamanho tipo passe ( fundo azul).

Prego a fundo… Ou não!

Conduzir noutro país pode ser a ponte para uma maior liberdade e para que possamos ter mais autonomia, no entanto, é imprescindível conhecermos as regras de trânsito do sítio para onde vamos, para que não tenhamos más surpresas e que nada de grave nos aconteça. E, no caso destes países, onde o trânsito é mais caótico e flui de forma diferente, é necessário termos atenção redobrada!

Lê também:

Um comentário em “Conduzir, essa grande proeza em Doha

Adicione o seu

  1. Quem diria….quando aí vivi 1984-87 era difícil haver trânsito…até pensávamos que haviam semáforos a mais! Aqui na Colômbia passa a mesma confusão.

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑