fbpx

De que é que sentes mais saudades?

As saudades, diria eu, são uma constante na vida de alguém que não mora no seu pais de origem, de alguém que, seja por que motivo for, deixou a sua casa, a sua família e os seus amigos e foi à Aventura ou à procura de qualquer coisa.

Não querendo exagerar, acho que quase todos os dias dizemos a frase “agora queria mesmo A ou B”, em que nos referimos a alguma coisa, alguma situação ou algum local que só encontramos em Portugal.

No entanto, a primeira “coisa” em que imediatamente penso quando se fala em saudades, e diria que de forma natural, é na minha família e nos meus amigos. Não poder estar lá sempre, não estar a “5 minutos” de casa da minha Mãe e dos meus irmãos mais novos, da minha irmã mais velha e dos meus sobrinhos, do resto da minha família ou dos meus amigos, são tudo coisas que fazem sentir (muitas) saudades.

Contudo, hoje em dia acho que somos uns sortudos, e esta parte é menos difícil: o Skype, WhatsApp e todos esses meios de comunicação facilitam muito e permitem que a distância fique “menos grande” e que essas saudades sejam geridas mais facilmente até ao momento em que vamos a casa e podemos matar saudades “à séria!”.

Por outro lado, sinto imensas saudades de pequenas coisas… do sentimento de estar em casa, quando vou a casa da minha Mãe; da possibilidade de ir a um qualquer café português e comer um bom pastel de nata, um pão decente, beber um Ucal, ou qualquer outro dos tantos doces e bebidas que só em Portugal temos; de ir a um restaurante e pedir um bitoque, um croquete, uma simples salada de alface, um doce da casa. Coisas super básicas e simples, que quando estava em Portugal eram tão fáceis de obter e que, estando em Malta, são praticamente impossíveis.

As saudades são parte de nós, têm altos e baixos, fazem com que alguns dias sejam menos fáceis, mas ao mesmo tempo, quando as conseguimos “matar”, tornam esses momentos, esses abraços, essas conversas, esses almoços que se transformam em lanches e jantares, muito mais especiais, como se os vivêssemos mais, porque absorvemos cada segundo, para que, ao voltar a Malta, estejamos “recarregados” e prontos para lidar com as saudades outra vez.

2 comentários em “De que é que sentes mais saudades?

Adicione o seu

  1. Verinha! Digo sempre que as saudades quando são sentidas dizem apenas que gostamos de alguém com muita força!e quando queremos bem a muita gente as saudades multiplicam-se! Tudo de bom!!

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: