Em casa só falamos português, embora o Martim já tenha pedido para falarmos francês. Percebemos perfeitamente que os miúdos no seu dia-a-dia falam mais tempo em francês do que em português, mas em casa só nos entendemos em português. Por outro lado, quando vou a Portugal trago sempre coleções de livros em Português, para cultivarem a leitura e aprenderem a escrita. E é dessa forma que tento manter viva a língua materna.
Quanto aos genes?
Os genes portugueses estão sempre lá, embora o meu filho, agora com 8 anos, diga que não gostava de voltar a viver em Portugal. Entendo que assim seja na medida em que nesta idade já se fortalecem laços de amizade e já vive há mais tempo na Suíça do que viveu em Portugal. Apesar de estarem geograficamente longe de Portugal, sempre que há jogos da seleção vestem a camisola, os cachecóis e gritam o nome de Portugal.
Continuam a adorar as férias em Portugal, embora, no verão, ao fim de algum tempo, manifestem saudades da casa daqui.
Vamos ver o que lhes fica nos genes. Espero que muito de alma Lusitana.A verdade é que são portugueses, mas vivem aqui desde bebés. Vamos ver o que lhes fica nos genes. Espero que muito de alma Lusitana.
Lê também: