Colombia, país de contrastes coloridos

Cristina Matias

Colômbia , país de contrastes coloridos. De montanhas e planícies, altitudes perto das estrelas. Gente de traços autóctones, de face negra no pacífico e no caribe. Reconhece-se a existência de 87 grupos nativos e 64 línguas ameríndias .

Arquitectura de influência Espanhola nas grandes cidades e nas aldeias. Comida fabulosa e fartura de frutas. Contraste maravilhoso nos climas. Diferentes regiões (Amazonia, Andina, Caribe, Insular, Orinoquia, Pacifico) com cultura, música , costumes  e sotaques diferentes e mares de água morna. Para fazer turismo pelo país , aconselha-se pesquisar zonas seguras. É um pais extremadamente violento , devido à desigualdade social, ás guerrilhas, aos grupos armados fora da lei, ao narcotráfico, ao descomedido abuso dos direitos humanos (contra lideres nativos que defendem os seus territórios) e ao descomedido abuso contra os recursos naturais (mineria ilegal, etc…) e a um governo corrompido que governa ha muitos anos.  

Bogotá Diversa : É a terceira capital mais alta do mundo com  2.625 m.de altura a nível do mar. Tem 7 412 566 milhões de habitantes aproximadamente. Encostada nas magníficas montanhas, Bogotá tem diversidade de habitantes: os Bogotanos (cachaços), os colombianos de diferentes regiões, estrangeiros e os deslocados pela violência que estão situados nas favelas.É uma cidade multicultural  dividida por “estratos” que causa mais desigualdade social. Tem muitas atividades culturais, centros comerciais, cinemas, parques, parques de diversão, bicirutas. É uma cidade de contrastes: zonas de luxo e zonas de extrema pobreza. Há muito trânsito na cidade, não há metro. Dependendo da zona, corre-se o risco de ser assaltado.

Custo de vida

O custo de vida em Bogotá é mais alto que o resto do País. Bogotá divide-se por estratos : 1, 2, 3, 4, 5, 6. Sendo o  6 o mais alto, e o 1 o mais baixo. A percentagem mais alta das famílias em Bogotá , pertencem à classe média ( estrato 3, 4). Estas famílias não conseguem viver com o salário mínimo $1.117.000.00 pesos  (inclui o subsídio de transporte). A carne e o peixe são caros (uma libra de carne pode custar entre $ 14 mil pesos a mais barata, e $17, 18 mil pesos a libra carne mais cara ) o peixe tem diferentes custos: peixe de rio é mais barato, a libra pode custar $5 mil a 6 mil pesos) o peixe de mar tem outros custos dependendo de qual for.

Na costa pacífica, ou atlântica pode –se encontrar mais barato e fresco. Nos supermercados há muito peixe congelado. O frango e a carne de porco são talvez os produtos mais baratos. Um frango inteiro pode custar entre $22 mil a 32 mil pesos dependendo do sítio onde for comprado. Os custos da comida são mais elevados nos estratos 4, 5, e 6. A cerveja e o aguardente são as bebidas mais consumidas pelas pessoas de diferentes idades. Em alguns bares há cover com direito a uma bebida. Uma cerveja pode custar $ 4 mil a $ 8 mil pesos . Uma garrafa de aguardente custa $ 20 mil a $60 mil pesos. 

O almoço num restaurante comum pode custar $17 mil pesos e um jantar ou almoço mais requintado pode custar$$35 mil, $45 mil cada prato , ou ainda mais. Os custos dependem do restaurante, e do lugar. O custo médio no supermercado comparado com Portugal é mais caro em Bogotá. Um consumo de luxo aqui são : as maçãs, uvas, frutos secos( amêndoas, avelãs, nozes,etc…) queijos , vinhos…

Algo indispensável para partilhar é a possibilidade de encontrar diferentes climas: calor de verão 25 a 30 graus ou mais , a só duas ou três horas de Bogotá já que a capital tem um clima entre os 9 a 15 graus de temperatura.

Procura de casa

A procura de casa para os estrangeiros, já não é tão problemática. Há empresas particulares ou pessoas , que estão em contacto com as embaixadas e que tratam desses assuntos. Já seja aluguer ou compra. Os processos são dados por estas pessoas que dão um lugar seguro , geralmente em estratos elevados e seguros das cidades e da Colômbia. As formalidades a cumprir geralmente estão associadas ao tipo de emprego , empresa, banco etc… dos interessados em viver na Colômbia. Não recomendo nenhum site. Recomendo entrar em contacto com a Embaixada ou entrar em contacto com alguém que já tenha estado a viver aqui.

A grande maioria dos Colombianos , classe média, tem carro , a outra metade usa transporte público (autocarros) . É imprescindível ter carro. O transporte público não é tão bom nem cômodo. Recomendo a KIA. Conheço um dos gerentes. As ruas são péssimas, portanto os problemas que possam vir a ter as viaturas seriam os mesmos, talvez um carro novo seja melhor. 

Os meios de transportes nas cidades são : Em Bogotá , os autocarros, taxi, uber, mota, bicicletas, moto táxi. Os Táxis amarelos não são aconselháveis, podem ser perigosos (passeio milionário, um tipo de assalto) . Nas estradas estão os autocarros que ligam com outras aldeias ou cidades. O comboio que há , é só para turismo entre Bogotá e 3 ou 4 pequenas cidades . Em Medellín , segunda cidade da Colômbia, há metrô na cidade e autocarros. A melhor forma de transporte é de avião porque é um país muito grande e as distâncias são bastantes significativas. E também pela segurança.

Importar Carro

Se a empresa trata desse tipo de assuntos , acho que vale a pena. Talvez pesquisar  antes ,se o tipo de carro que trazem tem peças de reposição na Colômbia. 

No Ministério de Relações Exteriores e na DIAN , dão a informação sobre a carta de condução ou no Ministério de transporte. Também possivelmente na Embaixada possam dar essa informação. As portagens podem ser pagas por flypass ou no momento de passar por uma. Há estacionamentos por toda a cidade, têm diferentes custos. Não é aconselhável deixar o carro estacionado nas ruas.

Sistema Saúde

O sistema de saúde está dividido em : segurança social, medicina prepagada, e particular. A grande maioria tem segurança social . E os restantes habitantes têm prepagada. Há hospitais que recebem só os da segurança social e outros que recebem pessoas com medicina prepagada , que é muito melhor e relativamente bom atendimento. Acho que o sistema de saúde Português é melhor que o Colômbiano. Há mais qualidade de vida em Portugal. Há médicos de família e especialistas. Se houver algum problema pode ir direto a especialista.

Sistema Educação

O sistema educativo é precário. Há escolas públicas mas de baixa qualidade. O ensino público não é bom nem de qualidade. Só uns quantos. Há colégios privados de baixo custo onde a maioria das famílias de classe média têm os seus filhos. E há colégios privados de alta classe que são extremamente caros. Cada Colégio tem o seu transporte. O ensino divide-se em : Creche (infantário): crianças a partir dos 3, 4 anos) Primaria: dos 6 aos 10 anos,  Secundaria ou bachillerato: dos 10 ou 11 anos aos 16, 17 anos. Nos colégios privados, se forem estrangeiros , vão até 12. Há universidades públicas, são poucas , mas são de qualidade. É difícil entrar pois tem que se ter resultados elevados. Há universidades privadas que são a grande maioria , mas têm um custo elevadíssimo. 

A não perder:

Viajar ( amazonas, caribe, parques naturais, llano, caño cristal Meta,cerro azul guaviare,desierto de la tatacoa huila) e Passar o natal aqui, é muito alegre para adultos e crianças.

Lê também:

Um comentário em “Colombia, país de contrastes coloridos

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑