As “Férias Grandes”
E chegou o tão esperado mês de Agosto, e assim parte do verão no Quénia. Creio que todos nós sonhávamos sempre com as “férias grandes” de verão. Mas a verdade é que aqui no Quénia a realidade é diferente.
Agosto não é o mês mais quente e as crianças só têm um mês para as férias escolares, e em setembro começa o terceiro período. Isto claro, antes do Covid-19. Agora têm escola o mês inteiro.
Lugares a visitar
Apesar de todas estas mudanças na nossa vida devido a este vírus, o Quénia continua aberto ao turismo, e o mês de Agosto continua a ser predominante neste setor. Há imensos locais para visitar e atividades para fazer.
Deixo-vos uma lista do que podem encontrar em Nairobi, tanto para expats como para portugueses que venham só em lazer.
- Safari no National Nairobi Park
É o único parque no Mundo com animais selvagens situado dentro de uma cidade. Neste momento o custo de entrada é de 20 dólares para não residentes, sem Jeep incluído. O meu conselho é procurar uma agência de tours fidedigna que já tenha taxas e entradas incluídas. Caso conheçam um local com jeep que vos faça um preço simpático, ou tenham o vosso próprio carro, melhor e mais barato.
http://www.kws.go.ke/parks/nairobi-national-park
- Giraffe Center
Centro de girafas onde podem dar de comer às girafas, saberem um pouco mais sobre a história de cada uma, e também podem saber mais sobre a preservação e conservação da espécie e do espaço onde estão inseridas. A entrada é de 15 dólares. trinta minutos é o suficiente para as alimentaras girafas, tirar fotos e visitar o centro educativo.
Do outro lado da estrada, mesmo em frente à entrada do centro, existe um trilho/caminho na natureza, grátis, e onde se podem cruzar com as girafas e outros animais. Aproveitem, porque podem vê-las ao perto, enquanto estamos escondidos no meio da floresta.
- Sheldrick WildLife Trust Elephant Orphanage
No orfanato dos elefantes vão encontrar elefantes bebés até aos mais adolescentes. Vão poder vê-los a correr para beberem o seu biberão de leite, ouvirem a história de cada um, saber mais sobre o orfanato, apadrinhamento de um elefante, etc.
Atenção, é um espaço ao ar livre e se estiver sol, o uso do protetor solar e chapéu é fundamental.
A entrada por norma e “gratuita”, mas à entrada do orfanato pedem para deixarem o vosso donativo que por norma são no mínimo 15 dólares e neste momento é preciso marcar a visita com antecedência.
- KICC – Kenyatta International Conference Centre
É um centro de conferências, de 28 andares e têm a possibilidade de subir ao “rooftop” e usufruírem de uma vista de 360 graus da cidade de Nairobi.
No seu exterior também vão encontrar a estátua do antigo Presidente Jomo Kenyatta. A entrada para não residentes é de 400 shillings e também há um custo para tirar fotos e vídeos.
- Uhuru Park
Infelizmente na capital é difícil de encontrar espaços verdes onde podemos simplesmente usufruir do “ar livre”.
O Uhuru Park, com o nome do atual Presidente, creio que seja o único no centro da cidade e que infelizmente é pouco aproveitado pelos quenianos (isto porque o parque também é conhecido por “Parque dos desempregados”, quem anda à procura de emprego ou não tem onde passar o dia vai para lá).
Na verdade, escrevo por experiência própria, é um jardim com bastante espaço verde, agradável para se fazerem atividades em família ou somente relaxar, nunca ninguém me incomodou e tem um lago que dispõe de gaivotas a pedais.
- Maasai Market
Mercado onde podem encontrar todo o tipo de “souvenirs” que representam a cultura queniana e até africana. Quanto ao horário e localização o melhor é pesquisarem na Internet, pois todos os dias o Maasai Market está em sítios distintos.
Não se esqueçam de levar muita paciência (os vendedores tornam-se muito chatos e não nos largam) e negociar sempre (vão vos pedir 50 euros ou até mais por coisas que na verdade só custam 5 euros).
Deixo-vos uma dica: Procurem pelo Hotel Hilton no centro da cidade e à entrada vão encontrar duas lojas cheias de lembranças a um preço justo.
- Nairobi Railway Museum
Neste museu, para além de verem os comboios mais antigos usados no Quénia (podem entrar dentro dos comboios e tirar fotos), também encontram as louças, e outros bens utilizados pela Rainha Elizabeth em 1959, aquando da sua estadia no Quénia. A entrada é de 600 ksh para não residentes.
Não dispõe de website somente da página no Facebook: Nairobi Railway Museum
- Nairobi National Museum
A relação custo e o que se aprende é na minha opinião correto. Para não residentes a entrada é de 20 dólares mas terão acesso a toda a herança cultural e história cronológica do Quénia. Desde, as tribos, o colonialismo, a independência do país, aos animais que estão presentes em escala real, as aves, etc..
- Bomas of Kenya
É um espaço onde podem assistir à música tradicional queniana (percussão, 50 estilos de dança), ver as casas típicas das aldeias, levando-vos do passado até ao presente da cultura. Podem ainda usufruir do restaurante onde encontram comida local. A entrada é de 10 dólares.
- Karen Blixen
Para quem conhece a história da dinamarquesa Karen que viveu no Quênia, tem a oportunidade de visitar a casa, hoje museu, onde ela viveu.
- Mamba Village
Mamba em swahili significa Crocodilo, nesta “Aldeia dos crocodilos”, na qual tem que se pagar entrada, vão encontrar crocodilos do rio Nilo, tartarugas, avestruzes e pavões. Ainda dispõem de um vasto espaço verde e restaurante.
- Ngong Hills
Conhecido pelas suas 7 Colinas, é óptimo para quem gosta de caminhar. Requer, no entanto, algum esforço físico devido à altitude, mas a vista compensa o esforço, de um lado a cidade de Nairobi do outro o Great Rift Valley. Encontram animais pelo caminho, hélices eólicas e podem acabar a noite num alojamento caso não queiram fazer o caminho de volta no mesmo dia.
http://www.kenyaforestservice.org/index.php?option=com_content&view=article&id=78&Itemid=524
- Kenya National Archives
Para quem gosta de bibliotecas e arquivos encontra este sítio arquitetônico no centro da cidade. Consultar preços e horários.
- Impala Club Ngong Road
Para quem for fã de desporto, principalmente de Rugby, este é o local para verem ao vivo. No Quénia é o desporto que se vive mais intensamente.
Encontram a página no Facebook: Impala Club
Antes de se deslocarem a qualquer local ou atividade, pesquisem primeiro na Internet as restrições, preços, moradas, etc., (podem mudar a qualquer momento devido ao Covid-19).
Tenham em atenção as taxas praticadas no ato de compra, se são residentes ou não. Os não residentes pagam sempre mais (e bem mais).
Confinamento: 22h00 até às 04h00
Visto: +ou- 50 dólares
Viagem: +ou- 500 euros (Portugal para Quénia e retorno)Registar no site https://ears.health.go.ke/airline_registration/ antes de embarcar devido ao Covid-19
Lê também: