Nunca “havíamos” pensado que nos tocaria América Latina. Encantados!

Patrícia Pedro

Experiências que se acumulam, vivências que se experimentam, línguas novas que se falam: um pouco de tudo quando mudamos de país. E nós, que nunca tínhamos pensado na América Latina, adoramos!

O salto para a América latina

Da linha para o Algarve, aí foram 22 anos. De uma zona pacata, agrícola, com cheiro a alfarroba, flores de amendoeira e a mar, passamos para uma metrópole (sem cheiros de natureza) com uma mala de porão.

Mexico Lindo… acá vamos llegando!” Os nossos 3 e eu. O Pedro já estava desde Abril. Vivemos 4 felizes anos com gente que nos acolheu de braços abertos e que hoje chamamos família.

Paisagens contrastantes, urbanas, verdes, que chegavam a ter as 4 estações num só mesmo dia. Na rua, comem-se chicharrones, pápas com chile y limón, fruta/verdura com chamoy y Miguelito (picante, salgado, doce) con limon, carnitas e muitas tortillasTamales (salgados e doces) é outra iguaria que pode ser acompanhada com agua de jamaica, ou orchata (água de arroz doce) ou um café de olla. E, claro, os taquitos não podem faltar… Especialmente deliciosos quando adicionamos a cebola, ananás, coentros, limão e salsa verde. A verdadeira experiência gastronómica na América Latina!

E, por falar em chilis, aqui encontramos dos mais variados sabores, desde o grau de picante, tamanho e cores. Habanero, jalapeño, ancho, chipotle, de arból, guajillo, verde, serrano… Uma imensidão de sabores para escolher!

A maravilhosa cultura mexicana…

Cultura antiga e muito rica, oriunda de povos guerreiros e patriotas, a mística mexicana ouve-se em todas as escolas, à segunda-feira. A conhecida tradição dos Honrores a la bandera, onde, com muita atitude, o meu mais novo orgulhoso deste país que tão bem o acolhia, era o que menos se inibia a cantar o hino com alegria.

Este é, sem dúvida, um país rico em cultura e em património. Desde a gastronomia à literatura, música, arqueologia… O legado mexicano é imenso e muito valioso. Vale a pena descobri-lo!

O conhecido Dia de los Muertos

Certamente já ouviram falar do “Dia de los Muertos”, data celebrada a 1 e 2 de Novembro, que recorda quem já morreu e mantém viva na memória a sua história e legado. Uma tradição que diz muito sobre a cultura mexicana… Um povo que celebra a vida e que imaterializa vivências.

Por ocasião, os mexicanos enfeitam altares e adornam os cemitérios com flores coloridas, repletas de significado, celebrando os entes queridos que já partiram e que, acreditam, os visitam nesses dias.

Não é maravilhoso? Celebrar a morte em vida… Relembrando todos aqueles que já não estão connosco e que nos fizeram muito felizes. Uma verdadeira ode à vida e às lembranças outrora partilhadas!

América latina: uma mistura de emoções e sensações

Para mim, a América Latina representa muito além da sua beleza incontestável. Um lugar onde também existe muita tristeza, muita pobreza, muita riqueza, muita construção, muita contaminação… E onde existe, também, muita música, muita gente, muita confusão, muita morte, muita vida… Um turbilhão de sensações. México lindo, deixas saudade!

Uma nova viagem que se avizinha…

Bandeira da Colômbia
Colômbia

E, mais uma vez, uma nova aventura na América Latina nos espera, desta vez com mais de três malas de porão. Colômbia – Bogotá, ahorita nos vemos! Acreditamos encontrar um país igualmente apaixonante, onde a cultura prevalece e a mística nos faz viajar por tradições ancestrais, que nos alimentam a alma de maravilhosas recordações que adoramos partilhar e reviver.

Não percam as próximas aventuras… Prometemos descobrir com afinco a encatadora América Latina e trazer-vos as melhores dicas para futuras viagens.

Lê também:

10 comentários em “Nunca “havíamos” pensado que nos tocaria América Latina. Encantados!

Adicione o seu

  1. Excelente! E dizes tu que não tens jeito para escrever!?
    Continua!
    Um beijo do pai orgulhoso
    Jorge Manuel

  2. são uns verdadeiros aventureiros e uns Heróis que nos deixam com muitas Saudades que tudo vos corra como desejam e que sejam muito felizes. Abrejos

  3. Mana… és um grande, grande orgulho para mim.
    Uma menina paciente e carinhosa com todos.
    Uma menina pequenina que tanta paciência tinha para ouvir as minhas conversas à noite enquanto me fazia massagens e festinhas até adormecer(pois tinha um medo terrível do escuro)…
    Uma mana que saiu de casa para ir estudar longe de todos e que tanta falta fazia para acalmar os ânimos.
    Uma mulher que apaixonada pela natureza, simples e humilde e cheia de luz que leva a vida sempre a sorrir e de braços abertos para tudo o que lhe é posto em frente.
    Uma tia/madrinha de quem a minha filha tanto gosta que tudo o que lhe diz é sagrado e indiscutível. Uma mulher muito forte, muito forte mesmo! Que quando penso que algo está a ser difícil para mim, lembro me sempre que para a Pete seria fácil! Pois bem, ainda teria muito mais para dizer e continuar a comentar… Mas se fixa muito longo ninguém lê… Merci mana Petezinha ?

  4. Desejo que esta nova experiência na vossa vida seja mais uma etapa cheia de surpresas boas e momentos únicos vividos numa partilha constante, onde o sentido de família fala mais alto e o amor vence barreiras, que por vezes julgamos difíceis de ultrapassar.Sejam felizes .Beijinhos nossos

  5. Gostei muito de ler. Belas aventuras e experiencias que ficam para a vida.
    Saudades e bjs

  6. Tive o prazer de conhecer, e conviver alguns momentos com esta família espetacular. Tudo de bom para vocês, bjinhos às crianças adoráveis.

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑