O aeroporto de Singapura perde o lugar de melhor do mundo para o Qatar

Vanessa Mendão

O domínio do aeroporto de Changi, em Singapura, durou 8 anos. Quase uma década em que Singapura manteve a liderança do ranking criado pela Skytrax. Por trás deste domínio encontram-se constantes renovações, um orçamento astronómico e o apoio incondicional a nivel financeiro e político por parte do Governo. Tudo isto faz com que seja possível aterrar às 20h00 e estar fora do aeroporto às 20h30, com o passaporte carimbado e as malas ao lado. Singapura tem uma área de 700 km2 pelo que todos os voos são internacionais. 

Num ano marcado pela pandemia de Covid-19, a decisão do governo local de fechar o país a quase todo o trânsito internacional, acabou por lhe custar um dos seus motivos de orgulho. Singapura perdeu ainda o título de aeroporto mais limpo, uma das qualidades mais conhecidas do país. 

Aeroporto Internacional de Changi, Singapura 
(imagem: Nathaniel Yeo - Unsplash)
Aeroporto Internacional de Changi, Singapura
(imagem: Nathaniel YeoUnsplash)

O aeroporto conta com restaurantes com estrelas Michelin, jardins botânicos, cinemas, e piscinas para passageiros. Aberto há pouco mais de dois anos, ‘The Jewel’ é um centro comercial que dá passagem ao mais recente terminal através de uma cascata interior com espetáculos de luz. Aberto ao público, esta ‘jóia’ tem Apple Store, IKEA e uma miríade de lojas e restaurantes e áreas de entretenimento. 

Tudo isto e um dos maiores escorregas indoor do mundo não foram o suficiente para garantir o lugar de melhor aeroporto do mundo. 

Qatar lidera agora a tabela da Skytrax

O Aeroporto Internacional de Hamad, no Qatar, saltou para o primeiro lugar (terceiro em 2020) graças a sua estratégia de se manter aberto como hub a meio caminho entre a Ásia e a Europa. Com os voos internacionais extremamente limitados, o Qatar conseguiu continuar a funcionar sem disrupções e continuou com o seu plano de expansão ao mesmo tempo que introduziu novos critérios de Higiene e Segurança que lhe garantiram ainda o novo prémio COVID-19 Airport Excellence Awards. 

O aeroporto de Singapura perde o lugar de melhor do mundo para o Qatar
Aerporto Internacional de Hamad, Qatar
(Imagem: Sergey Zolkin on Unsplash)

Quem viaja com a Qatar Airways e faz escala no Aeroporto Internacional de Hamad goza de visitas a Doha, alojamento e refeições gratuitas (dependendo da duração da escala) e até transfer VIP com o qual os passageiros são acompanhados pelo pessoal entre terminais ou até a saída do aeroporto. 

O aeroporto do Qatar e a Qatar Airways, patrocinam ainda eventos desportivos e clubes de futebol. Dinheiro não é problema nos Qatar. Os problemas do Qatar são de outro tipo.

Qatar: imagem vs. direitos humanos

Esta vitória constitui mais um passo na tentativa do Qatar de se situar internacionalmente como um país eficaz, limpo e seguro, sobretudo olhando ao Campeonato Mundial de Futebol que terá lugar neste estado em 2022. 

Trabalhadores num dos estádios do Qatar 
(imagem: direitos reservados)
Trabalhadores num dos estádios do Qatar
(imagem: direitos reservados)

Ambos eventos não passam de uma forma de branquear os atentados aos direitos humanos cometidos diariamente no Qatar onde a tolerância e a inclusão social brilham pela ausência. Mais de 6.500 trabalhadores migrantes oriundos da Índia, Paquistão, Nepal, Bangladesh, e Sri Lanka, morreram na construção de infraestruturas para o Campeonato do Mundo desde que em 2010 a FIFA ofereceu este palco ao Qatar. Será a primeira vez que um país Árabe e Muçulmano a organizar uma World Cup.

Ásia na lideranca, Europa a ganhar terreno

O Japão conseguiu colocar 3 aeroportos no top 10 dos melhores aeroportos do mundo. Dois em Tóquio (Haneda em segundo lugar e Narita em quinto) e um em Osaka (Kansai International Airport).

A Europa coloca também 3 aeroportos no ranking, todos eles na segunda metade da tabela: Munique (Alemanha), Zurique (Suíça) e Heathrow (Reino Unido).

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa subiu dois postos e situa-se agora em 76o lugar. De salientar que o aerporto de Lisboa foi reconhecido em 2020 como melhor aeroporto europeu pelo Airports Council International.


Aprende mais sobre o Qatar com os artigos da Ana Teixeira

Lê outros artigos sobre Singapura

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: