fbpx

Adiar a entrada escola ou não? (2)

Apesar da decisão ter sido tomada a dúvida mantinha-se sobre adiar ou não a entrada na escola.

Novo ano lectivo (2017-2018)

Regressados das férias em Portugal no final de Agosto. Iniciamos um novo ano letivo, com muita descontração, nada comparado com o início do ano em fevereiro. A Leonor andava feliz, porque sabia fazer tudo na sala, recebia estrelas todos os dias e a professora dizia que ela era a segunda professora da classe. Apesar de estar contente, a professora de apoio continuava a dizer que era um disparate, que ela se iria desmotivar, que já começava a ler.

Dado estes factos, resolvi escrever à professora a partilhar o que a professora de casa dizia e a questionar a possibilidade de ela fazer um estágio de uma ou duas semanas na classe seguinte.

O pedido não foi muito bem recebido nem pela professora nem pela direção da escola, e resolveram expor a Leonor a um teste oral, situação que ela me relatou quando chegou a casa. Disse que já não queria ir para a classe seguinte, porque a professora era muito má e ralhava muito.

Acabei por escrever à escola dizendo que não concordava com a forma como foram feitas as coisas, que pedagogicamente não podia estar mais em desacordo. A nossa relação com a escola perdeu a confiança necessária, não havia outra hipótese a não ser inscrever a Leonor noutra escola e rescindir o presente contrato.

Nova Escola

Visitei uma escola bilingue pura, com metade dos dias em inglês e metade dos dias em francês, partilhei toda a situação com a nova escola e eles propuseram que a Leonor viesse um dia experimentar a escola com dois grandes objetivos: conhecer a escola e os amigos e o professor avaliar os seus conhecimentos.

Chegou o dia! Para mim o mais importante era que ela gostasse e, ela adorou a escola. O professor concluiu que ela estava em condições de avançar para a classe com os meninos da sua idade, que não adiasse a entrada na escola.

Para facilitar a integração da Leonor, já que entrou após um mês e meio do início do ano letivo, fizemos uma festa de boas vindas que nos permitiu conhecer os colegas e os pais. Com os pais consegui perceber algumas dinâmicas da escola e com os coleguinhas percebi que a nossa filhota estava a ser bem recebida.

Balanço do primeiro periódo

Na avaliação do primeiro período (em janeiro), a professora disse que a Leonor estava a aprender rapidamente, que sentia que ela tinha “virado a esquina” e que agora seguia em grande velocidade. Saímos da escola todos contentes! Um ano após a nossa chegada à Suíça, sentíamos que ela tinha feito progressos impressionantes. Aprendeu francês, estava a aprender inglês, começou a escrever e a ler com a adaptação a duas escolas. Incrível! O caminho até aqui não foi fácil mas até parece mais saboroso!

Adiar a entrada escola ou não? (2)

O meu conselho é não stressar, gerir com calma, não pressionar demasiado a criança porque todos eles vão responder positivamente e com carinho, amor e perseverança tudo se torna mais fácil.

Lê Também:

Um comentário em “Adiar a entrada escola ou não? (2)

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: