O Thanksgiving nos EUA ou, como se diz em português, o dia de Ação de Graças, é um feriado nacional dos mais importantes nos Estados Unidos da América. Este é dia muito especial onde as famílias sem reúnem para agradecer.
Mas a que se refere a história do Thanksgiving nos EUA?
Como já referi, Thanksgiving significa “ação de graças”, ou seja, demonstrar gratidão pelos diversos acontecimentos na nossa vida, a nossa família ou os nossos amigos. Nessa celebração, é comum as famílias se reunirem para partilharem momentos de amor, gratidão e, claro, uma mesa cheia de comida alusiva à época! É muito comum encontrar-se no mundo o tradicional peru, por exemplo, assim como o conhecido molho de cranberry.
Historicamente, esta data remonta ao século XVI, quando os habitantes de Nova Inglaterra, no estado de Massachusetts, realizaram uma festa para comemorar a colheita dos alimentos daquele ano, depois de terem passado por invernos muito rigorosos. A comemoração simbólica manteve-se, até ao ano de 1863, quando o presidente da época, Abraham Lincoln, a declarou oficialmente como uma ocasião especial. No entanto, foi apenas em 1941 que o Thanksgiving nos EUA passou a ser considerado como feriado nacional.
Na minha qualidade de professora Montessori, tenho que ensinar as crianças a seguinte versão: há muitos anos atrás em Inglaterra havia um Rei que não deixava as pessoas serem livres e praticar a religião que acreditavam, assim, estas decidiram deixar a Inglaterra e ir à procura de uma nova terra para viver. A primeira embarcação foi a Mayflower que chegou a Plymouth, Massachusetts.
Quando chegaram encontraram-se com os nativos americanos e para dar as boas vindas aos novos visitantes eles decidiram fazer um grande almoço. Nesse dia, cozinharam tudo o que a terra naquela época tinha para dar: peru, puré de batata, batata doce e milho.
As crianças da minha escola aprendem canções, tentamos utilizar eventos da natureza para realizar projetos e refletimos sobre o que estamos gratos. “I’m thankful for …. “. Durante todo o mês de Novembro e, por ocasião do Thanksgiving nos EUA, focamos as nossas lições em ações de sensibilização para o respeito mútuo, como devemos falar e ouvir melhor os outros, tendo em conta a cultura e as crenças de cada um.
E como festejam os americanos o Thanksgiving?
O Thanksgiving nos EUA tem, muito resumidamente, quase a mesma importância que o Natal para os americanos. Esta é uma data com muito significado para toda a população, onde se agradece ao país por ter recebido inúmeras pessoas vindas de culturas tão diferentes. Agradecemos, ainda, termos tido a oportunidade de construir ou reconstruir a nossa vida tão longe do nosso lar.
Por exemplo, em Manhattan, nesse dia logo, pela manhã, ocorre uma parada, patrocinada pela companhia Macy’s. E faça chuva ou faça sol, a parada sempre realiza-se, sempre.
Todos os anos, acompanhamos a parada pela televisão, seguindo do almoço. Na ementa deste especial almoço de Thanksgiving nos EUA, para além do prato principal ser o peru, como já referirmos, cada pessoa traz um prato preferido, que pode ser uma entrada, ou simplesmente uma sobremesa. À volta da mesa conversamos sobre a vida, jogamos as cartas ou jogos de tabuleiro, canta-se, toca-se instrumentos e relembra-se as nossas tradições, cultura e agradecemos por estarmos em território americano a conseguir seguir os nossos sonhos.
Este é um momento para sermos especialmente gratos à vida, a todos os bons momentos proporcionados e a toda a aprendizagem que os menos bons nos trazem. Acreditarmos que a vida faz mais sentido quando é partilhada e iniciarmos, oficialmente, a época mais especial de sempre: o Natal.
Por isso, desejo a todos aqueles que o festejam um Feliz Dia de Ação de Graças e que possam aproveitar um Thanksgiving nos EUA de forma especial, tipicamente americano, e junto daqueles que vos são mais importantes.
Lê também: