Sempre fui muito observadora e curiosa; durante a minha carreira docente que conta com mais de 14 anos, fui observando que não há duas famílias iguais. Independentemente das raízes, cultura ou língua falada, cada família é como uma impressão digital ou como as riscas de uma zebra – única!
Aulas standardizadas que obedecem a um currículo rigoroso a ser cumprido num determinado período de tempo não é a oferta da iei. Apressar a aprendizagem e pressionar para cumprir objetivos para os quais as crianças não estão preparadas não é o nosso modus operandi.
Não há receitas mágicas para ensinar! Não há aquele, como dizem os nossos amigos ingleses, “one size fits all”.
Então o que há? Há uma enorme vontade de cada professora contribuir positivamente para a aprendizagem de cada criança, respeitando os seus interesses e formas de estar e ser. Há um trabalho contínuo para nos excedermos para correspondermos às expetativas das crianças e podermos propiciar uma aprendizagem com entusiasmo!
Isto não acontece mediante os moldes tradicionais em que fomos ensinados! É muito mais importante atender ao estado emocional da criança do que estar a realizar uma atividade para a qual elas não estão predispostas. O chamado “fugir ao plano de aula” ajuda a fortalecer relações entre professora e aluno, condição fundamental para a aprendizagem acontecer. Pode parecer que foi uma aula perdida, mas a médio e longo prazo colhemos os frutos daquele (des)investimento. As crianças (tal como os adultos) gostam de se sentir ouvidas, entendidas e de contribuir para o processo da sua aprendizagem. Gostam de deitar aos mãos à massa!
Então a aprendizagem é sempre divertida e fácil? A resposta é simples: nem sempre! O sucesso do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa, a meu ver, é proporcional ao nível de individualização e respeito pela criança que adotamos. A educação do século XXI já não se baseia em seguir um manual e conteúdos rígidos pré-definidos e partir do pressuposto que as crianças vão colaborar porque é “o dever delas”. A (boa) educação do nosso século baseia-se na adaptabilidade do currículo aos interesses de cada um.
A chave do sucesso da educação do séc. XXI
As professoras iei procuram desenvolvimento profissional regular para estar a par das últimas novidades; também podemos aprender muito ao ouvir os nossos alunos e perceber o que usam no seu dia a dia. Há dias, dois irmãos de 10 e 14 anos ensinaram-me quase tudo sobre o jogo Blooket. Foi uma aula em que ambos estiveram 100% presentes e entusiasmadíssimos porque estavam agora eles do lado do professor! Pensem agora nas competências linguísticas que treinaram ao explicar as regras e truques deste jogo.
Ver os alunos como parte ativa do processo de ensino-aprendizagem não é resolver tarefas. É questionar, é procurar a solução, é explorar hipóteses, é ter espírito crítico. É dar espaço para que cada criança se possa exprimir na sua plenitude, valorizando as suas ideias, independentemente do seu lugar no processo de aprendizagem, se está “mais à frente ou mais atrás”. A educação não é uma competição!
A metodologia iei
Nas nossas aulas online de português língua de herança e português língua estrangeira queremos sorrisos!
Através de uma variedade de recursos próprios visamos o desenvolvimento do vocabulário, oralidade, leitura e escrita. Dependendo do curso, da idade e do perfil de cada criança combinamos o digital com o material para uma aprendizagem mais holística. Usamos bastantes jogos, muito apreciados pelos nossos clientes mais exigentes – as crianças! Não pode faltar espaço para a criatividade e respeito pelas escolhas da criança.
Neste momento, usamos a plataforma Zoom para aprendermos português, mas estamos sempre a inovar!
As aulas da iei, para além de “serem feitas à medida”, trazem a vantagem de poder escolher o horário mais conveniente, contacto próximo com a professora assim como a possibilidade de reuniões trimestrais e relatórios sobre o desenvolvimento da criança.
Deixamos aqui as principais diferenças entre as duas vertentes de aprendizagem da língua portuguesa.
Pode encontrar-nos em:
Website – www.iei.pt
Facebook – https://www.facebook.com/iei.pt
Instagram – https://www.instagram.com/iei.pt/
E-mail – marisa@iei.pt
WhatsApp – +351 933 466 360
Lê também:
Comentar