fbpx

A importância dos vizinhos

Quando estamos longe da nossa família, dos nossos amigos e vizinhos sem dúvida nenhuma somos postos a a prova. Temos de fazer tudo sozinhos. É um processo de aprendizagem individual e que ao mesmo tempo requere aculturação a uma realidade completamente dispara da qual fomos criados e habituados.
Neste processo de ajustamento estamos  a tentar gerir uma casa, uma família, um emprego, relação com marido e filhos, novos amigos e vizinhos. 
EPA! Mas que saudades tenho dos meus vizinhos! E vocês?

Antigamente pensava que eles eram uns chatos … queria sair de casa em
anonimato mas era impossível … bom dia, como está? Então? Onde vai? Quem é essa sua amiga? E a filha do … que bisbilhoteiros pensava eu, querem saber tudo, mas que chatice! As vezes pensava e se sair de casa mascarada a inspector gadget … será que me conhecem? 
Hoje, depois de estar anos e anos fora quando vejo os meus vizinhos fico radiante. Os meus vizinhos foram aqueles que me viram nascer, que me viram crescer, aos quais eu tocava a campainha para me abrirem a porta, que víamos todos os dias, que nos protegiam, que guardavam as cartas do correio quando estávamos fora, que davam um olhinho pela nossa porta, que nos contavam tudo o que se passava quando chegávamos a casa. Enfim não eram amigos mas estavam sempre ali.

Hoje, longe do meu País, da minha família e dos meus vizinhos … aí que saudades eu tenho deles! Neste processo todo de crescimento eles não estão aqui! E quando vou a casa dos meus pais e eles me veem … qual é o meu espanto quando ainda me reconhecem, contam as famosas histórias de quando eu era pequenina e as saudades de me verem a crescer!
No país estrangeiro que escolhemos para viver tentamos fazer o mesmo mas para ser sincera no meu caso tem sido um pouco diferente.

Bem! No inverno vizinhos nem vê-los, tudo hiberna e imigra! Os meus actuais são Japoneses e ainda estão a aprender a falar inglês e isolam-se na sua casinha. Os outros andam num vai e vem com horas desencontradas e quase nunca nos vemos ou falamos. No verão é que é uma alegria tudo sai à rua e aí começam as “conversetas”. 
Então e vocês!? O que sentem em relação aos vizinhos que deixaram para trás? 

2 comentários em “A importância dos vizinhos

Adicione o seu

  1. Nunca tive vizinhos bisbilhoteiros… Ou muito presentes 😁 e agora tb passamos pouco do bom dia e boa tarde. Também um pouco por causa da barreira da língua da minha parte 😊

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: