Vivo em Madrid há 4 anos e quando me perguntam se gosto de cá viver e se me imagino a viver cá por muitos mais anos, a resposta a ambas perguntas é SIM! Existem inúmeras razões pelas quais me sinto muito bem a viver na capital espanhola e neste artigo vou partilhar 10 que penso que tenho em comum com muitos outros portugueses a viver cá.
- Localização: para quem quer viajar por Espanha, estamos no centro do país, e com um aeroporto internacional que tem ligações mais económicas que Portugal para quase todo o mundo, de destacar América Latina, China, India e Estados Unidos.
- Oportunidades de emprego: na capital empresarial e de negócios de Espanha, a taxa de desemprego é das mais baixas do país e existem ofertas para todo o tipo de trabalhos.
- Salários: muitos pensam “claro, salários mais elevados que Portugal equivalem a um custo de vida mais elevado”, mas a verdade é que ultimamente Portugal tem aumentado muito o seu custo de vida e poderia dizer-se que Lisboa, por exemplo, tem um custo de vida semelhante a Madrid. Porém, o mesmo emprego normalmente é mais bem pago em Madrid que em Portugal.
- Variedade cultural: em Madrid sempre está alguma coisa acontecer, há inúmeros museus que podemos visitar, atividades ao ar livre ou em recintos fechados, parques e concertos, teatros, musicais, bailados, desporto, etc. Os espanhóis (e os turistas) adoram sair e aproveitar o que a cidade tem para lhes oferecer.
- Clima: com exceção de Julho e Agosto (altura em que os termómetros estão a bater os 40 graus), gosto muito do facto de ser uma cidade seca (parece que faz com que o inverno seja mais suportável), onde raramente chove e tem sol quase todo o ano. Apesar do verão ser muito quente, é fácil encontrar condomínios ou bairros com piscinas.
- Multiculturalidade: em Madrid quase ninguém é de Madrid, todos são de algum outro lugar ou têm raízes noutras partes do país ou mundo. A cidade recebe-nos e todos fazem o possível para que nos sintamos confortáveis, porque provavelmente também emigraram nalgum momento. Existe uma espécie de ambiente de cidade pequena que faz com que seja acolhedora, diversificada e respeitosa com todos.
- Qualidade de vida: não é em vão que os espanhóis são conhecidos pela sua “siesta” e apesar de não a dormirem na capital, levam um estilo de vida menos estressado que em Portugal. Os fins de tarde são muitas vezes passados na esplanada com umas cervejas entre amigos, os parques infantis estão cheios de crianças até o sol se pôr, a vida social é muito importante para os madrilenhos.
- Transportes públicos e acessos: apesar de ser uma zona metropolitana com quase 7 milhões de habitantes, consegue-se chegar relativamente rápido a qualquer parte da cidade tanto em transporte público (o metro tem quase 300 quilómetros de extensão) como em autocarro, comboio suburbano ou carro próprio.
- Gastronomia: sendo uma cidade tão grande, encontramos todo o tipo de comida a todo o tipo de preços. Desde uma sandes de lulas fritas a 2€ a restaurantes de 3 estrelas Michellin, Madrid satisfaz todos os apetites. Uma dica: reservar ou chegar antes do horário habitual dos espanhóis.
- (e se calhar a mais importante) estamos perto de Portugal: A uma hora em voo para o Porto, Lisboa e Faro, ou a algumas horas de carro (falta o comboio, já sei!), estamos muito perto do nosso país e das nossas gentes: os voos se reservados com antecedência costumam ser baratos e as viagens de carro também se fazem de vez em quando (aproveitar enquanto há poucas portagens em Espanha).
Bónus: Tapas: Uma das melhores coisas é que quando pedimos uma bebida nalgum bar sempre vem acompanhada de uma tapa (azeitonas, batatas fritas, tortilha, etc). É uma tradição antiga que perdura há séculos. As tapas estão tão arraigadas na cultura espanhola que até inventaram o verbo “tapear”, que significa sair para comer tapas com os amigos. Nunca se sabe que tapa vem com a cerveja que pedimos, mas é sempre bem-vinda.
Lê também:
Comentar